Timbre

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUI

 

Ata de Reunião Nº 11 - TRE/PRESI/LIODS

 

ATA DE REUNIÃO

Unidade(s)

Laboratório de Inovação

 

Objetivo

Reuniões do Laboratório de Inovação

Local

Sala De Reunião Da Plataforma Zoom

Senha: AbxyY8E&

Data

17/05/2024

Início

12:49 h

Modalidade

Videoconferência 

Pauta

a) Economia Transporte Compartilhado

b) Renovajud

c) Meta Nove

 

 

Registros relevantes

 Seq.

Momento

(h:m:s)

Participante

Síntese dos Comentários

1

00:00:02

Tâmara Ketlyn (NGI)

1.1. Deu boas vindas a todos os presentes e deu inicio a reunião.

1.2. Destacou o Dr. Tiago Aleluia, informando sobre a recente conquista da premiação de Inovação da Justiça Eleitoral, na qual o projeto desenvolvido foi reconhecido com o primeiro lugar.

1.3. Informou que o prêmio se refere a um projeto inovador focado na contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade.

1.4. Parabenizou que o sucesso do projeto é um reflexo direto do trabalho realizado pelo laboratório e marca o início do ano com uma conquista significativa.

1.5. Ressaltou que a Dra. Silvani Maia(DG) fará a apresentação detalhada do projeto durante a reunião, compartilhando mais informações sobre a implementação e os impactos do mesmo.

1.6. Informou que o projeto foi premiado nas categorias de Inovação Eleitoral e Inspiração, e que foi o mais votado.

1.7. Enfatizou a urgência em marcar uma reunião com o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e o TJ (Tribunal de Justiça) para definir prazos e obter colaboração.

1.8. Comunicou que a minuta do termo de cooperação está sendo confeccionada, com a parte já feita pela equipe sendo o envio da minuta de ofício e plano de trabalho.

1.9. Expressou que será necessário um documento oficial da presidência, além do da Diretoria Geral, para fortalecer o apoio.

1.10. Comunicou que Diógenes está encarregado de entregar o esboço do painel, que precisa ser disponibilizado em um link, mesmo que ainda não esteja completamente concluído.

1.11. Solicitou ajuda dos tribunais para avançar o projeto e identificar áreas em que eles podem contribuir.

2

00:07:32

Arsênio Martins (NPQ)

2.1.  Informou que o acordo de cooperação foi aprovado pela Secretaria de Assuntos de Organização e Finanças (Saof).

2.2. Comunicou que a intervenção da Assessoria Geral é necessária para evitar mais atrasos e assegurar que todos os procedimentos sejam seguidos conforme o cronograma estabelecido.

2.3. Deliberou entrar em contato com a Assessoria Jurídica da DG para verificar o andamento do processo e reforçar a importância da celeridade na tramitação.

2.4. Ficou de agendar uma reunião ou acompanhamento regular com a Assessoria Geral para garantir que as etapas subsequentes sejam implementadas de forma eficiente e no tempo adequado.

3

00:08:03

Diógenes Pires (SELOGI)

3.1.Foi discutido como deve ser realizada a disponibilização de viagens que envolvem múltiplos destinos. 

3.2. Explicou que se a viagem que parte da origem, tem múltiplos destinos e retorna ao ponto de origem. A questão é se cada trecho (entre destinos intermediários) será tratado como uma viagem separada ou se será considerada uma viagem única.

3.3. Informou que um dos motivos apontados é a questão de prazos, onde a prioridade é chegar ao destino final sem interrupções.

4

00:09:47

Arsênio Martins (NPQ)

4.1. Informou que o formulário foi proposto como uma solução básica e temporária (MVP) para cadastro de viagens. Embora não seja o ideal, foi visto como uma maneira mais prática de implementar o sistema.

4.2. Comentou que o usuário destacou que seria inviável cadastrar trecho por trecho das viagens, como, por exemplo: sair de Teresina, passar por Demerval Lobão, Mossoró, Valença, Água Branca e retornar a Teresina.

4.3. Destacou que a sugestão de não complicar o processo, já que foi feita para facilitar o uso do sistema e melhorar a aceitação do projeto. A ideia é que quanto menos obstáculos forem colocados para quem irá utilizar o sistema, mais facilmente o projeto será implementado e aceito.

5

00:14:49

Tâmara Ketlyn (NGI)

5.1. Informou que a proposta foi de utilizar a origem destino como ponto inicial. Com o tempo, o sistema seria aperfeiçoado conforme a experiência for adquirida e novos desafios forem identificados.

6

00:16:51

Diógenes Pires (SELOGI)

6.1. Enfatizou a questão de como gerenciar a utilização de viagens previamente disponibilizadas por um tribunal. Quando um tribunal oferece uma viagem, seja para levar pessoas ou materiais, e essa viagem é aproveitada por outro tribunal, é importante que o sistema evite que a viagem continue visível para novos aproveitamentos indevidos.

6.2. Informou que ambos os formulários precisariam estar integrados de forma que, assim que a viagem for aproveitada, ela seja automaticamente removida da lista de viagens disponíveis. Isso garantirá que os dados visualizados no painel estejam sempre atualizados, evitando que viagens já aproveitadas sejam novamente selecionadas por outros tribunais.

7

 00:17:54

Arsênio Martins (NPQ)

7.1. Foi enfatizado que a inclusão dessas informações logísticas específicas ajudará a evitar problemas durante a execução das entregas. O motorista terá todos os detalhes necessários, reduzindo a margem de erro e garantindo que o transporte ocorra de maneira eficiente.

7.2. Outro ponto discutido foi a relevância de coletar dados sobre as viagens para gerar métricas sobre o impacto ambiental do projeto. Com as informações coletadas, será possível quantificar a economia de combustível e calcular a redução nas emissões de carbono, reforçando a eficiência e a sustentabilidade da iniciativa.

7.3. Concluiu a necessidade de um terceiro formulário para mensurar as entregas e coletar dados detalhados sobre as viagens. Isso permitirá que o projeto seja monitorado de maneira mais eficaz, tanto do ponto de vista logístico quanto ambiental.

7.4. Foi discutido que, embora o projeto tenha sido abraçado pelas partes envolvidas, ainda existem algumas resistências, especialmente do setor de transporte, que demonstrou receios quanto à execução prática. No entanto, a equipe está confiante de que, à medida que o projeto se desenvolve, essas barreiras poderão ser superadas.

8

00:37:31

Tâmara Ketlyn (NGI)

8.1. Foi discutida a importância de obter o apoio das principais lideranças, como a diretoria geral e o presidente do Tribunal de Justiça, para garantir o avanço do projeto. O setor de transporte demonstrou insatisfação e resistência na reunião anterior, o que pode dificultar a execução do projeto se não houver intervenções estratégicas.

8.2. Informou que para quebrar essa barreira inicial e garantir a adesão do setor de transporte, foi sugerido que seja realizada uma conversa direta entre o presidente do Tribunal de Justiça e o responsável pelo projeto. Essa intervenção seria crucial para que o presidente compreenda os benefícios do projeto e apoie sua execução, especialmente para a meta nove, à qual o projeto está vinculado.

8.3. Destacou que o projeto trará benefícios significativos para o setor de transporte e para o cumprimento das metas institucionais, como a meta nove. O apoio do Tribunal de Justiça é essencial para viabilizar essa parceria, possibilitando que o projeto saia do papel e seja efetivamente executado.

9

00:24:51

Thiago Aleluia (Juiz 27ª ZE)

9.1. Com base nessa fala do presidente, foi sugerido que a Secretaria de Estratégia também seja envolvida no projeto. A secretaria tem o papel de cuidar das metas institucionais, e seria de grande interesse dela colaborar com o projeto, visto que ele contribui para o cumprimento das metas estratégicas, como a meta nove.

10

00:25:16

Tâmara Ketlyn (NGI)

10.1. Foi sugerido que, caso o responsável pelo projeto esteja presente na próxima semana, seja agendada uma reunião com a Doutora Silvani e o Desembargador Hillo. O objetivo é apresentar a eles os detalhes da meta nove, explicar o projeto e discutir os prazos necessários para sua implementação, além de buscar apoio formal.

10.2. Informou que o Raimundo Júnior fará contato com a assessoria de planejamento do Tribunal de Justiça para buscar apoio mais concreto e garantir que o projeto receba a devida atenção e suporte.

10.3. Explicou que o projeto deve ser entregue de acordo com a meta nova. No entanto, não há mais uma avaliação trimestral como havia anteriormente. A meta não será medida de forma detalhada a cada trimestre, e não há a necessidade de apresentar um percentual de cumprimento neste formato.

10.4. Mencionou que o projeto será enviado ao CNJ, mesmo que não esteja totalmente executado até a data estipulada. O objetivo é enviar um link de acesso ao painel de acompanhamento em vez de um projeto completamente finalizado.

10.5. Destacou que ao cadastrar o projeto na plataforma Renovajud, ele será acessível publicamente. Isso significa que qualquer pessoa pode visualizar o projeto e acompanhar seu progresso.

 

11

00:32:46

Diógenes Pires (SELOGI)

11.1. Mencionou que o painel está sendo desenvolvido sob uma licença livre e de grátis, o que significa que não há restrição ao acesso dos painéis. Toda a informação exibida nos painéis, como dados sobre processos e metas, está disponível publicamente e não é considerada sigilosa.

11.2. Informou que só poderá ter acesso quem tiver o link.

11.3. Foi discutido previamente sobre a necessidade de adquirir uma licença para o sistema Power BI.

11.4. Mencionou que o pessoal de Goiás, que já tem experiência avançada, não encontrou necessidade de adquirir uma licença adicional, parece que não faz sentido para o projeto atual adquirir a licença do POS Bial.

12

00:36:33

Tâmara Ketlyn (NGI)

12.1. Sugeriu a necessidade de restringir o acesso a dados sensíveis no painel, permitindo que o público externo veja apenas informações gerais, como rotas, sem acessar dados específicos, como placas de veículos e informações de motoristas.

12.2. Deliberou a necessidade de agendar uma reunião para discutir questões específicas relacionadas à segurança da informação e à restrição de dados sensíveis.

13

00:38:34

Arsênio Martins (NPQ)

13.1. Explicou a necessidade de avaliar a melhor forma de demonstrar o uso de ferramentas e métodos de desenvolvimento, considerando a relevância para a Meta Nove e a eficiência na comunicação do progresso do projeto.

14

00:41:49

Tâmara Ketlyn (NGI)

14.1. Informou que o plano de ação ainda não está concluído. É necessário finalizar este documento para prosseguir.

14.2. Destacou que o Acordo de Cooperação deve estar pronto para ser inserido na plataforma Renovajud. Caso contrário, o projeto ficará visível sem os documentos e informações essenciais.

14.3. Concluiu que será necessário definir um horário conveniente para todos os envolvidos para a realização das reuniões. A sugestão deve ser compartilhada no grupo para confirmação.

14.4. Agradeceu a contribuição e participação de todos(as) e deu por encerrada a reunião

Deliberações

Descrição

Responsável

Data

14.3. Concluiu que será necessário definir um horário conveniente para todos os envolvidos para a realização das reuniões. A sugestão deve ser compartilhada no grupo para confirmação.

Tâmara Ketlyn (NGI)

 

 

Participantes

Nome

Lotação

E-mail

Assinatura

Arsênio Almeida Martins

NPQ

npq@tre-pi.jus.br

Eletrônica (SEI)

Francisco Diógenes Facanha Pires

SELOGI

diogenes.pires@tre-pi.jus.br

Eletrônica (SEI)

Márcio Alves Calado

COSAP

marcio.calado@tre-pi.jus.br

Eletrônica (SEI)

Tâmara Ketlyn Sampaio Reis Nogueira Matias

NGI

ngi@tre-pi.jus.br

Eletrônica (SEI)

Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira

27ª Zona Eleitoral

thiago.aleluia@tjpi.jus.br

Eletrônica (SEI)

 

Ata elaborada por

Maria Daise Soares Pereira

Data

24/04/2024

Unidade de lotação

ASPLAN

E-mail

maria.daise@tre-pi.jus.br

Em 24 de maio de 2024.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Tâmara Ketlyn Sampaio Reis Nogueira Matias, Membro do Laboratório de Inovação, em 16/09/2024, às 14:43, conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Francisco Diógenes Façanha Pires, Técnico Judiciário, em 17/09/2024, às 10:09, conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Arsenio Almeida Martins, Analista Judiciário, em 19/09/2024, às 09:32, conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Márcio Alves Calado, Coordenador(a) de Sessões e Apoio ao Pleno, em 19/09/2024, às 10:06, conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por THIAGO ALELUIA FERREIRA DE OLIVEIRA, Juiz(a) Eleitoral, em 19/09/2024, às 10:23, conforme art. 1º, § 2º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://sei.tre-pi.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 informando o código verificador 0002108596 e o código CRC 676DB8CB.




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