TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUI
Estudos Técnicos - ETP Nº 26 - TRE/PRESI/DG/STI/CODIN/SEINF
Processo Administrativo nº 0001804-15.2024.6.18.8000
Aquisição de solução de VideoWall
ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR
Data |
Versão |
Descrição |
Autor |
29/02/2024 |
1.0 |
Primeira versão do documento |
Carlos Alberto R. do Nascimento Jr. |
INTRODUÇÃO |
O Estudo Técnico Preliminar tem por objetivo identificar e analisar os cenários para o atendimento da demanda que consta no Documento de Oficialização da Demanda, bem como demonstrar a viabilidade técnica e econômica das soluções identificadas, fornecendo as informações necessárias para subsidiar o respectivo processo de contratação. |
1 – DEFINIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES E REQUISITOS |
1.1. Identificação das necessidades de negócio |
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1.1.1. A presente proposta objetiva a aquisição de solução de videowall, composta por telas digitais, gerenciador e demais suprimentos que permitirão um monitoramento e gerenciamento de serviços e dos ativos do Tribunal. 1.1.2. O TRE-PI vem, ao longo dos anos, investindo em soluções tecnológicas que lhe proporcionaram uma evolução digital. No entanto, a adoção dessas tecnologias não foi acompanhada pelo crescimento da equipe técnica que tem dificuldade de monitorar, gerenciar e manter o bom funcionamento de todas essas soluções. 1.1.3. Para um melhor funcionamento, estas soluções precisam ser integradas e monitoradas constantemente, o que só é possível através da disponibilização de dados à equipe técnica que as gerencia. O cenário ideal na área de TI deve ser mais preventivo e estratégico do que corretivo. E, para que isso aconteça, é imprescindível que exista o monitoramento contínuo dos sistemas, hardware e todas as operações do dia-a-dia. Nesse sentido, a solução de videowall permitirá a obtenção e exibição desses dados de forma a proporcionar uma tomada de decisão mais assertiva por parte da equipe técnica. 1.1.4. Videowall é um conjunto de painéis com telas digitais que tem por objetivo fornecer informações claras e detalhadas para que os profissionais de tecnologia da informação possam tomar decisões mais embasadas. Seu uso é indicado em ambientes de missão crítica, quando as decisões precisam ser rápidas e podem gerar grande impacto. 1.1.5. Sua utilização é fundamental em uma solução de Centro de Controle Operacionais uma vez que os painéis fornecem acesso rápido à informações estratégicas, permitindo um monitoramento em tempo real de todo tipo de situação. 1.1.6. A aquisição de uma solução deste tipo também auxiliará no monitoramento dos Datacenters primário e secundário do TRE-PI, uma vez que a implantação do primeiro e a reforma do segundo proporcionaram a instalação de uma série de sensores que precisam de acompanhamento diário e constante, garantindo a segurança dos ativos e dos dados armazenados lá. 1.1.7. Adicionalmente, sendo do interesse da Administração, esta solução poderá ser adotada também pelo Gabinete de Polícia Judicial e Inteligência no monitoramento dos Circuitos Fechados de TV da Sede do Tribunal e dos Cartórios Eleitorais espalhados pelo Estado de modo a modernizar as ferramentas de trabalho utilizadas por esta unidade; e na Central de Gerenciamento de Apurações das Eleições para monitorar o transcorrer da votação, apuração e totalização das eleições. 1.1.8. No momento, a seção trabalha com uma ferramenta gratuita que coleta informações continuamente e gera várias telas de relatórios para cada equipamento ou software monitorado, com informações sobre conectividade, carga de processamento, espaço em disco, consumo de memória, dentre outras. Entretanto, a seção realiza este monitoramento utilizando televisores comuns. 1.1.9. Essa situação não é a ideal, pois limita o número de informações que podem ser visualizadas simultaneamente, demandando tempo e esforço para se adequar às mudanças. Além disso, os televisores necessitam ser ligados em computadores comuns dedicados à exibição 1.1.10. Em síntese, a solução poderá apresentar os cenários a seguir:
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1.2. Identificação das necessidades tecnológicas |
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ID |
TIPO |
REQUISITO |
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1 |
Requisitos da Arquitetura Tecnológica |
A CONTRATADA deverá fornecer todo o hardware, software, periféricos e insumos, de forma integrada, conforme detalhado neste Termo de Referência, para atender, simultaneamente, todas as funcionalidades e especificações necessárias para o pleno funcionamento da solução; A solução deverá atender as seguintes especificações mínimas:
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2 |
Requisitos do Projeto de Implantação da solução de TI |
A CONTRATADA deverá entregar os equipamentos novos e aptos ao funcionamento imediato; O espaço físico onde serão instalados os equipamentos deverá possuir: iluminação adequada, rede lógica funcionando e refrigeração adequada, fornecidos pela CONTRATANTE; Os trabalhos serão, preferencialmente executados no horário de 08:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira, considerando possíveis interrupções ou eventos imprevistos às salas envolvidas no processo; Em caso de necessidade devidamente justificada e com aprovação prévia da CONTRATANTE, a instalação poderá ocorrer em finais de semanas ou feriados, sendo as despesas decorrentes desse fato de responsabilidade da contratada; Os equipamentos de videowall deverão operar como conjuntos plenamente ajustados, de forma a garantir disponibilidade e funcionalidades adequadas aos requisitos deste Termo de Referência; Os modelos e versões dos equipamentos deverão ser ofertados novos, sem uso anterior, assim como todos os acessórios necessários à perfeita instalação e funcionamento; A contratada deverá entregar o objeto, de acordo com as características elencadas na especificação deste Termos de Referência; Os equipamentos serão entregues com todos os itens acessórios necessários à sua perfeita instalação, funcionamento e integração ao ambiente computacional da CONTRATANTE, incluindo cabos, conectores, interfaces, suportes e programas de configuração em meio físico ou DVD ou link para acesso no caso de meio eletrônico para download; Os serviços serão prestados dentro dos parâmetros e rotinas estabelecidos, com o fornecimento de todos os materiais, equipamentos e utensílios em quantidade, qualidade e tecnologia adequadas, com a observância às recomendações aceitas pela boa técnica, normas e legislação; Após a instalação dos equipamentos, ficam cedidos à CONTRATANTE todos os direitos de propriedade intelectual e direitos autorais da solução de TIC sobre os diversos artefatos e produtos produzidos em decorrência da relação contratual, incluindo a documentação, os modelos de dados e as bases de dados à Administração. |
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1.3. Demais requisitos necessários e suficientes à escolha da solução de TIC |
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1 |
Requisitos Legais |
A CONTRATADA deve observar o cumprimento de todas as leis e normas aplicáveis ao OBJETO, em especial atenção àquelas relacionadas ao pagamento das obrigações empresariais relacionadas à encargos fiscais, trabalhistas e previdenciários. Outras Referências:
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2 |
Requisito Temporal |
A solução deverá ter garantia de 60 (sessenta) meses para todos os equipamentos fornecidos; O prazo para entrega da solução ofertada será de 45 (quarenta e cinco) dias corridos após assinatura de contrato. O prazo máximo para montagem, instalação e configuração será de 30 (trinta) dias corridos, contados a partir da emissão do Termo de Recebimento Provisório dos equipamentos. |
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3 |
Requisitos da Garantia e Manutenção |
O prazo de garantia contratual dos bens, somando-se à garantia legal, é de, no mínimo de 60 (sessenta) meses definidos em especificação dos objetos no item do Termo de Referência e contar-se-á a partir do primeiro dia útil subsequente à data do recebimento definitivo do objeto. Tal garantia se justifica pela alta complexidade dos equipamentos e por possuírem a função de monitoramento permanente que exige uma resposta ágil e célere em eventual pane; Caso o prazo da garantia oferecida pelo fabricante seja inferior ao estabelecido nesta cláusula, o licitante deverá complementar a garantia do bem ofertado pelo período restante, uma vez que tratam-se de bens duráveis e com especificações especiais, de costume adquiridos por órgãos públicos nestes prazos definidos; A garantia será prestada com vistas a manter os equipamentos fornecidos em perfeitas condições de uso, sem qualquer ônus ou custo adicional para o contratante; A garantia abrange a realização da manutenção corretiva dos bens pela própria contratada, ou, se for o caso, por meio de assistência técnica autorizada, de acordo com as normas técnicas específicas; Entende-se por manutenção corretiva aquela destinada a corrigir os defeitos apresentados pelos bens, compreendendo a substituição de peças, a realização de ajustes, reparos e correções necessárias; As peças que apresentarem vício ou defeito no período de vigência da garantia deverão ser substituídas por outras novas, de primeiro uso, e originais, que apresentem padrões de qualidade e desempenho iguais ou superiores aos das peças utilizadas na fabricação do equipamento; Uma vez notificada, a contratada realizará a reparação ou substituição dos bens que apresentarem vício ou defeito no prazo de até 30 (trinta) dias úteis, contados a partir da data de retirada do equipamento das dependências da Administração pela contratada ou pela assistência técnica autorizada; O prazo indicado no subitem anterior, durante seu transcurso, poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante solicitação escrita e justificada da contratada, aceita pelo contratante; Na hipótese do subitem acima, a contratada deverá disponibilizar equipamento equivalente, caso seja solicitado pela contratante, de especificação igual ou superior ao anteriormente fornecido, para utilização em caráter provisório pelo contratante, de modo a garantir a continuidade dos trabalhos administrativos durante a execução dos reparos; O custo referente ao transporte dos equipamentos cobertos pela garantia será de responsabilidade da contratada; A garantia legal ou contratual do objeto tem prazo de vigência próprio e desvinculado daquele fixado no contrato, permitindo eventual aplicação de penalidades em caso de descumprimento de alguma de suas condições, mesmo depois de expirada a vigência contratual; |
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4 |
Requisitos de Capacitação |
Deverá ser ministrado treinamento técnico e de manutenção para 10 usuários nas instalações da CONTRATANTE de forma a capacitar funcionários a realizarem a operação, ajustes, configuração, administração e manutenção (1º atendimento/manutenção ao nível dos módulos) dos produtos (hardware e software) a serem fornecidos. O curso deverá ser aplicado nas instalações da CONTRATANTE imediatamente após o start up do painel com duração mínima de 08 horas-aula. O treinamento deverá ser ministrado em português por profissionais com ampla experiência com o objetivo a possibilitar aos participantes efetuarem o desenvolvimento de aplicações incluindo configuração, operação e manutenção do sistema. |
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5 |
Requisitos de Formação da Equipe Técnica |
Não se aplica. |
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6 |
Requisitos de Segurança da Informação |
A contratada deverá ter conhecimento da Resolução nº 448/2022, que institui a Política de Segurança da Informação no âmbito do TRE-PI, disponível através do link abaixo: |
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7 |
Requisitos Sociais, Ambientais e Culturais |
Os softwares e qualquer documentação relacionada deverão ser entregues, preferencialmente, em língua portuguesa (Brasil), ou, na sua impossibilidade, em língua inglesa.
Os bens não devem conter substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr (VI)), cádmio (Cd), bifenil-polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs). |
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2 – ESTIMATIVA DA DEMANDA – QUANTIDADE DE SERVIÇOS |
Considerando a demanda existente, serão necessários ao menos 06 (seis) monitores e 01 (um) gerenciador gráfico, com a estrutura de sustentação e suporte correspondente. Por conseguinte, será necessária a contratação da instalação e configuração da solução.
Não podemos esquecer que em anos eleitorais, a STI cria a Central de Gerenciamento de Apurações das Eleições para monitorar o transcorrer da votação, apuração e totalização das eleições. Considerando isso, sugerimos o registro de equipamentos adicionais para uma eventual aquisição para atender a demanda dessa comissão ou, inclusive, atender a demanda do Gabinete de Polícia Judicial e Inteligência, responsável pelo monitoramento das imagens da Circuito Fechado de TV (CFTV) dos cartórios eleitorais. Assim, a aquisição seria realizada através de Ata de Registro de Preços, já que há previsão orçamentária apenas para aquisição de uma única solução.
Como dito anteriormente, planejou-se instalar 06 monitores na Unidade responsável pelo monitoramento. Essa quantidade poderá aumentar para até 08 monitores caso o valor orçado no projeto seja suficiente para fazer frente ao preço licitado. A mesma solução poderá ser utilizada pelo Gabinete de Polícia Judicial e Inteligência de modo a modernizar o Circuito Fechado de TV utilizado pela unidade para o monitoramento dos Cartórios Eleitorais, significando maior segurança patrimonial e para colaboradores.
Considerando uma solução composta por gerenciador e, até, 08 monitores, seriam registrados os seguintes quantitativos:
LOTE ÚNICO |
Quantidade registrada |
Aquisição 2024 |
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Monitor de vídeo LED - LFD |
16 |
06 |
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Suporte de Monitor de Videowall |
16 |
06 |
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Gerenciador Gráfico |
02 |
01 |
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Serviço de Instalação e treinamento |
02 |
01 |
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Estrutura autoportante com painel de acabamento |
02 |
01 |
Desse modo, a execução do projeto poderia ser realizada conforme disponibilidade orçamentária de Exercícios Financeiros diferentes, o que justifica a elaboração de uma Ata de Registro de Preços, sendo uma solução para a Unidade responsável pelo monitoramento de ativos e serviços de TIC e outra para o GPJI, responsável pelo monitoramento do CFTV.
Os itens objeto da contratação foram agrupados em lote único, uma vez que se trata de solução integrada, que ofertada em lotes distintos prejudicaria sua utilização. Além disso, a contratação única evita ônus administrativos e burocráticos consequentes à contratação concomitante por intermédio de vários contratos, consequentemente várias empresas envolvidas, gerando economia de escala, tempo, ganhos de eficiência e maior compromisso da CONTRATADA.
3.1 – IDENTIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES
Aquisição de solução de VideoWall |
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SOLUÇÃO 1 |
NOME DA SOLUÇÃO: |
Monitores maiores nas estações de trabalho |
DESCRIÇÃO: |
Consiste em adquirir monitores maiores e com melhor resolução para as estações de trabalho da Unidade.
Entre as vantagens dessa solução, temos: custo relativamente baixo e a instalação pode ser realizada pelos próprios técnicos do Regional, todavia, as desvantagens dessa solução inviabilizam a sua adoção enquanto solução profissional para o problema existente.
Ela não possui gerenciamento centralizado, ocupa muito espaço nas estações de trabalho, impede o uso exclusivo para o monitoramento, além de não ser uma solução profissional utilizada em ambientes de monitoramento especializado.
O preço médio calculado por monitor é de R$ 1.476,00 (um mil quatrocentos e setenta e seis reais) por monitor. Seriam, inicialmente, necessários 07 monitores, totalizando R$ 10.332,00. No entanto, esta solução não atende as especificações.
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FORNECEDOR(ES): |
Diversos |
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VALOR: |
Inviável | |
SOLUÇÃO 2 |
NOME DA SOLUÇÃO: |
Projetor e tela de projeção |
DESCRIÇÃO: |
Consiste em instalar um projeto e uma tela de projeção na sala da Unidade responsável pelo monitoramento.
Entre as vantagens dessa solução, temos: custo relativamente baixo e o uso dedicado para telas de monitoramento. Como desvantagens, relacionamos a impossibilidade de exibir mais de seis telas sem perda da qualidade das imagens, dificuldade para expandir a solução, seleção manual das telas de monitoramento a serem exibidas, tempo de vida útil de projetores incompatível com a utilização em um monitoramento contínuo. Além disso, essa solução não é adotada em ambientes de monitoramento especializado.
O preço médio do projetor foi calculado em R$ 3.363,51 (três mil trezentos e sessenta e três reais e cinquenta e um centavos).
Adicionalmente, deve-se adquirir uma tela de projeção. O preço médio pesquisado das telas de projeção foi calculado em R$ 1.543,80 (um mil quinhentos e quarenta e três reais e oitenta centavos).
Com isso o preço médio da solução ficaria em R$ 4.907,32 (quatro mil novecentos e sete reais e trinta e dois centavos). |
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FORNECEDOR(ES): |
Diversos | |
VALOR: |
Inviável | |
SOLUÇÃO 3 |
NOME DA SOLUÇÃO: |
Televisores fixados na parede |
DESCRIÇÃO: |
Consiste em utilizar televisores de uso residencial 2x3 ou 3x2 fixados em uma das paredes do ambiente de monitoramento.
Entre as vantagens dessa solução, temos: baixo custo e a possibilidade de usá-las apenas para o monitoramento. Como desvantagens, temos: tempo de vida útil de televisores incompatível com a utilização em um monitoramento contínuo; não é uma solução adotada em ambientes de monitoramento especializado.
Além dos televisores, há a necessidade de conectar esses televisores em computadores.
Essa solução está em uso atualmente e demanda um grande esforço de manutenção e edição. Além disso, sua evolução é praticamente impossível uma vez que limita-se a exibir telas de navegadores.
Por esses motivos, essa solução não atende as especificações. |
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FORNECEDOR(ES): |
Diversos |
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VALOR: |
Inviável |
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SOLUÇÃO 4 |
NOME DA SOLUÇÃO: |
Videowall |
DESCRIÇÃO: |
Consistem em instalar solução de Videowall 2x3 ou 3x2 com sistema de gerenciamento na sala de monitoramento.
Entre as vantagens dessa solução, temos: várias telas podem ser exibidas simultaneamente; uso dedicado para telas de monitoramento; fácil de expandir; gerenciamento centralizado; amplamente adotado nos centros de monitoramento e Datacenters.
Entre as desvantagens dessa solução, temos o fato de que tem custo superior ao das outras soluções. |
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FORNECEDOR(ES): |
Diversos |
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VALOR: |
R$ 659.100,31 |
A Solução 1 não é utilizada por ambientes de monitoramento especializado e tem as seguintes características:
1. Não há hardware dedicado ao monitoramento;
2. Não há um gerenciamento centralizado;
3. Equipamentos não são apropriados ao monitoramento 24x7.
Em consulta, a Unidade encontrou um Preço Médio de R$ 1.476,00 (um mil quatrocentos e setenta e seis reais) por monitor.
A Solução 2 também não é utilizada por ambientes de monitoramento especializado e tem as seguintes características:
1. Impossibilidade de se manter vários dashboards ativos para visualização;
2. Vida útil das lâmpadas dos projetores que gira em cerca de 2.000 horas;
Em consulta, a Unidade encontrou um Preço Médio de R$ 4.907,32 (quatro mil novecentos e sete reais e trinta e dois centavos).
A Solução 3 é utilizada atualmente pela Unidade responsável pelo monitoramento. Tem as seguintes características:
1. Não apresenta um gerenciamento centralizado;
2. Necessidade de vários computadores conectados aos televisores;
3. Vida útil dos televisores incompatível com o uso pretendido pela solução;
As soluções acima, por óbvio, não atendem plenamente os requisitos e a finalidade a que se propõe essa aquisição.
A Solução 4 atende todos os requisitos uma vez que possui equipamentos especializados para tal. Ela ainda possibilitará sua utilização para outras finalidades (Central de Apuração e monitoramento de CFTV). Verifica-se que a Solução 4, apesar de ser a cara, é a única entre as analisadas que atende simultaneamente aos requisitos: solução dedicada para monitoramento; permitir a visualização de várias telas de monitoramento simultaneamente sem perda de qualidade; deve ser uma solução com ampla adoção nos datacenters de instituições públicas e privadas; o gerenciamento da solução deve ser realizado de maneira centralizada, através de uma interface única de controle para todas as telas; as telas devem ser utilizadas exclusivamente para monitoramento; a solução deve ser expansível, isto é, deve ser possível adicionar mais telas de exibição de maneira simples, sem necessidade de grandes intervenções físicas.
Deve-se observar ainda que o Preço Médio encontrado orresponde á aquisição de duas soluções completas (16 monitores + 16 suportes + 02 gerenciadores gráficos + 02 painéis de acabamento + serviços). Em sendo adquiridos apenas as quantidades previstas no orçamento de 2024, o custo da aquisição ficará em R$ 293.560,31 (duzentos e noventa e três mil quinhentos e sessenta reais e trinta e um centavos).
Requisito |
Solução |
Sim |
Não |
Não se Aplica |
A Solução encontra-se implantada em outro órgão ou entidade da Administração Pública? |
Solução 1 |
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X |
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Solução 2 |
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X |
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Solução 3 |
X |
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Solução 4 |
X |
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A Solução está disponível no Portal do Software Público Brasileiro? (quando se tratar de software) |
Solução 1 |
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X |
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Solução 2 |
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X |
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Solução 3 |
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X |
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Solução 4 |
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X |
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A Solução é composta por software livre ou software público? (quando se tratar de software) |
Solução 1 |
|
X |
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Solução 2 |
|
X |
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Solução 3 |
|
X |
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Solução 4 |
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X |
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A Solução é aderente às políticas, premissas e especificações técnicas definidas pelos Padrões de governo ePing, eMag, ePWG? |
Solução 1 |
|
|
X |
Solução 2 |
|
|
X |
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Solução 3 |
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|
X |
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Solução 4 |
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|
X |
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A Solução é aderente às regulamentações da ICP-Brasil? (quando houver necessidade de certificação digital) |
Solução 1 |
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|
X |
Solução 2 |
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|
X |
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Solução 3 |
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|
X |
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Solução 4 |
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|
X |
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A Solução é aderente às orientações, premissas e especificações técnicas e funcionais do e-ARQ Brasil? (quando o objetivo da solução abranger documentos arquivísticos) |
Solução 1 |
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|
X |
Solução 2 |
|
|
X |
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Solução 3 |
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|
X |
|
Solução 4 |
|
|
X |
3.3 – PESQUISA DE PREÇOS DE MERCADO
Foi encontrada dificuldade durante a pesquisa de preços praticados por outros órgãos públicos. Por sugestão das empresas, a solução foi dividida em itens de modo a facilitar a classificação da despesa.
Foram encontradas algumas licitações que os itens foram agregados, não apresentando seus valores por item da solução ou que não coincidiam com a especificação deste Termo de Referência. Senão, vejamos:
Como demonstrado, há licitações com objetivo de contratação de soluções semelhantes à solução prevista neste Estudo Técnico. No entanto, há diferença sensíveis quanto ao modo da licitação da solução (como solução de um único item ou de vários itens); tamanho dos monitores; configurações do gerenciador ou se aquisição de equipamentos ou contratação de serviços.
Por esse motivo, a estimativa de preços será feita considerando-se apenas as propostas obtidas.
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QX2Box |
Grupo Digital |
Microsens |
Preço Médio |
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ITEM |
DESCRIÇÃO |
QT REG |
VL UNITÁRIO |
VL TOTAL |
VL UNITÁRIO |
VL TOTAL |
VL UNITÁRIO |
VL TOTAL |
VL UNITÁRIO |
VL TOTAL |
01 |
Monitor de vídeo LED - LFD |
16 |
R$ 16.742,40 |
R$ 268.787,40 |
R$ 10.637,90 |
R$ 170.206,40 |
R$ 10.464,46 |
R$ 167.431,36 |
R$ 12.614,92 |
R$ 201.838,72 |
02 |
Suporte de monitor de videowall |
16 |
R$ 7.200,00 |
R$ 115.200,00 |
R$ 780,00 |
R$ 12.480,00 |
R$ 8.160,00 |
R$ 130.560,00 |
R$ 5.380,00 |
R$ 86.080,00 |
03 |
Gerenciador gráfico |
02 |
R$ 70.302,00 |
R$ 140.604,00 |
R$ 57.500,00 |
R$ 115.000,00 |
R$ 247.758,93 |
R$ 495.517,86 |
R$ 125.186,98 |
R$ 250.373,95 |
04 |
Serviço de instalação e repasse de conhecimento |
02 |
R$ 36.811,20 |
R$ 73.622,40 |
R$ 19.400,00 |
R$ 38.800,00 |
R$ 13.352,65 |
R$ 26.705,30 |
R$ 23.187,95 |
R$ 46.375,90 |
05 |
Estrutura autoportante com painel de acabamento |
02 |
R$ 92.757,60 |
R$ 185.515,20 |
R$ 12.600,00 |
R$ 25.200,00 |
R$ 6.290,00 |
R$ 12.580,00 |
R$ 37.215,87 |
R$ 74.431,73 |
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PR. TOTAL |
R$ 782.820,00 |
R$ 361.686,40 |
R$ 832.794,52 |
R$ 659.100,31 |
4 – REGISTRO DE SOLUÇÕES CONSIDERADAS INVIÁVEIS |
As soluções 1, 2 e 3 foram consideradas inviáveis, pois não atendem a todos os requisitos exigidos neste Estudo Técnico e oneram a equipe técnica, bem como exigem maiores procedimentos para efetivar o gerenciamento dos ativos envolvidos. A escolha de outras soluções que não a solução 04 implica em constante retrabalho e ineficiência.
A opção por ferramenta profissional criada para o monitoramento garante que a solução seja dedicada ao fim que se propõe, além de utilizar hardware e software projetados para tal, tendo impacto na produtividade dos usuários.
5 – ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS (TCO) |
Conforme Instrução Normativa SGD/ME nº 94/2022, as soluções consideradas inviáveis “deverão ser registradas no Estudo Técnico Preliminar da Contratação, dispensando-se a realização dos respectivos cálculos de custo total de propriedade.” Portanto, a avaliação dos custos abaixo apresentada refere-se somente à solução considerada viável.
5.1 – CÁLCULO DOS CUSTOS TOTAIS DE PROPRIEDADE
Considerando-se os preços médios obtidos e a quantidade prevista para aquisição em 2024, encontramos o seguinte custo para a solução:
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Preço Médio |
Custo 2024 |
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ITEM |
DESCRIÇÃO |
QT REG |
PREVISÃO 2024 |
VL UNITÁRIO |
VL TOTAL 2024 |
01 |
Monitor de vídeo LED - LFD |
16 |
06 |
R$ 12.614,92 |
R$ 75.689,52 |
02 |
Suporte de monitor de videowall |
16 |
06 |
R$ 5.380,00 |
R$ 32.280,00 |
03 |
Gerenciador gráfico |
02 |
01 |
R$ 125.186,98 |
R$ 125.186,98 |
04 |
Serviço de instalação e repasse de conhecimento |
02 |
01 |
R$ 23.187,95 |
R$ 23.187,95 |
05 |
Estrutura autoportante com painel de acabamento |
02 |
01 |
R$ 37.215,87 |
R$ 37.215,87 |
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CUSTO TOTAL 2024 |
R$ 293.560,31 |
Conforme demonstrado, o preço médio do custo da solução ficou R$ 43.560,31 (quarenta e três mil quinhentos e sessenta reais e trinta e um centavos) acima do valor previsto para essa contratação, cerca de 17,42%. No entanto, em um procedimento licitatório, esse valor deverá cair.
6 – DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO DE TIC A SER CONTRATADA |
ITEM |
SOLUÇÃO |
DESCRIÇÃO |
01 |
Aquisição de Videowall |
A solução de videowall composta por plataforma de gerenciamento gráfico, que captura todas as fontes de conteúdo para que possam ser exibidas no videowall; monitores para formar uma grande área de exibição de vídeo, conhecidos como Large Format Displays (LFD) de borda ultrafina; e uma estrutura de montagem especialmente desenvolvida para os monitores. |
A solução pretendida é formada por:
Abaixo, seguem imagens de soluções semelhantes instaladas em instituições de direito público e privado.